Como construir uma marca forte?

Como construir uma marca forte?

A criação de uma marca Forte envolve etapas e mais etapas de muito planejamento a respeito do que ela quer representar e alcançar, como ela deseja ser vista e identificada por seus consumidores e de que forma poderá oferecer – além de produtos e serviços – uma participação ativa na sociedade. Primeiramente, marcas que nascem do nada, sem uma estrutura que concretize uma boa atuação no mercado, padecem da mesma forma. E, por estrutura entenda  absolutamente tudo: ambiente corporativo, comunicação, qualidade do que é ofertado, posicionamento, soluções competitivas e diferenciação. Além de atuação social, engajamento com o público-alvo e imagem. Sim, é um trabalho árduo e que exige atenção a todos os detalhes. Mas que se executado da maneira correta – e por profissionais capacitados – garante o sucesso de um modelo de negócios.

Umas das primeiras e principais etapas da construção de uma marca é a criação de uma identidade visual forte. Nome, logotipo, slogan e outros materiais gráficos devem ser atraentes, associativos e memoráveis. Este conjunto não faz com que a marca seja apenas vista, mas também ouvida, sentida e lembrada. Por isso, é importante que eles captem e transmitam a personalidade dela.

Exemplos de empresas que conseguiram criar uma marca forte:

É sempre um cliche citar marcas gigantes e internacionais como: Apple, Coca-Cola, Harley e etc… Empresas que possuem milhões para gerar marketing, planejamento e publicidade. Entretanto nós da Elefante, temos a premissa que não é necessário grandes verbas para se fazer um bom trabalho de branging. E tão pouco para constriur uma marca forte, temos muitos cases de criação de nomes e marcas que são muito potentes e conseguimos fazer com um ótimo custo benefício. Resumindo, conceitos intangíveis podem e devem ser transmitidos no visual que a marca escolhe para dialogar com seus públicos e esse é o grande ponto, a criatividade de fazer bem feito com os recursos que se tem em mãos.

A definição de uma marca bem feita

É a criação de uma boa identidade visual com um slogan que fale por ela. Que consumidor seja capaz de reconhecer e simpatizar pelo símbolo e pela atmosfera da marca. Que a marca transmita e represente: qualidade, confiabilidade, design e tecnologia.

Contudo, estes resultados só serão obtidos se a marca, em sua construção, também prezar pela excelência daquilo oferta. A identidade visual falha se não for coerente com o que a empresa entrega. Por tanto, outra etapa de suma importância: a gestão. Mais do que produtos e serviços, uma marca é construída e amada a partir da sua imagem. Reputação, personalidade, posicionamento, compromisso social e capacidade de criar experiências únicas. Para obter assertividade na composição de uma marca é preciso investir pesado em estudos e análises de mercado e comportamento. Mais do que vender, ela deve almejar conquistar e fidelizar seus consumidores, tornar-se única, diferente.

– Por uma soma de atributos – de tudo que já existe e está disponível no mercado. E isto só se alcança conhecendo a fundo o público-alvo a que se destina. Entendendo o ambiente em que estão inseridos, suas necessidades, anseios e apresentando soluções.

Por fim, a construção de uma marca exige muito investimento em comunicação: presença virtual  ações representativas e envolventes, campanhas que conquistem o emocional do público, contém a história corporativa  e deixem claro seu compromisso com um mundo melhor.

Em resumo, se a pergunta for como construir uma marca forte? A melhor resposta será: Deixei tudo na mãos dos especialistas da Agência de Branding Elefante Mídia e que com certeza vão entregar um belissímo projeto de branding.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email